tex0129

tex0129

DOENÇAS DA ALMA – PREOCUPAÇÕES

  “Porque estás abatida, ó minha alma, e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”.
  Estas são as palavras do versículo 5 do Salmo 42. O estado da alma do Salmista está claramente refletido ao longo do referido Salmo, desde o primeiro versículo, até ao último, aliás, o último versículo é quase uma repetição do de número 5, já citado.
Alma abatida, um estado que o próprio escritor compara à ferida mortal dos ossos, tudo faz com que o servo de Deus pergunte ao Senhor: “Porque te esquecestes de mim”?
  Há muitas coisas nessa vida que podem fazer com que tomemos para nós as palavras do Salmo 42. Veja o verso 3: “As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: onde está o teu Deus? No rol dessas coisas perturbadoras, que nos fazem perder o sono e chorar pelas madrugadas, estão as PREOCUPAÇÕES. Preocupação, como o nome já está dizendo, é a ocupação com alguma coisa que ainda vai acontecer. Ou melhor, que pensamos que vai acontecer. Sim, porque alguém já disse: “Quantos males me fizeram as coisas que nunca aconteceram”. A gente fica sofrendo por causa de uma coisa que pensa que vai acontecer e ela acaba nem acontecendo. Ah, as preocupações!
  Que fazer para nos livrar das preocupações? Primeira coisa: contar tudo para Deus, TIM-tim por TIM-tim. “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado”, está no Salmo 55, verso 22. Com Deus a gente não precisa ter acanhamento, pode derramar a alma diante dele, sem nenhum constrangimento.
  Depois de contar tudo para o Papai do Céu, devemos fazer o que nos competir fazer. O problema é que às vezes a gente não sabe nem o que deve fazer. O que ocorre normalmente é que no próprio ato de orar Deus nos orienta quanto ao que fazer. Às vezes Ele nos fala audivelmente, às vezes nos vem uma inspiração, uma ideia enquanto oramos; às vezes Ele usa alguém para nos transmitir a orientação desejada. E querem saber de uma coisa? Muitas vezes Deus nos orienta através das próprias circunstâncias. Ocorre muitas vezes que a gente não tem mais de uma opção quanto ao que fazer.
  Há ocasiões em que simplesmente não dá para fazer nada. Mas é preciso maturidade para não confundir as coisas. Tem hora que uma pessoa não faz nada, por comodismo ou por incredulidade. Sabem o que eu quero dizer com isso? Uma vez Jesus lambuzou os olhos de um cego que queria enxergar e mandou que ele fosse se lavar num tanque a alguma distância dali. O cego poderia ter mil e uma justificativas para não ir ao tanque para onde Jesus ordenou que ele fosse. Mas o cego não ficou procurando desculpas. Foi, lavou-se e voltou enxergando. Mas quando não houver mesmo o que fazer como no caso do rei Josafá, mencionado em II Crônicas, capítulo 20, o caso é fazer como aquele rei fez: Ficou só louvando ao Senhor e aguardando a vitória.
  Pois bem, aí está o próximo passo para nos livrarmos do mal da alma chamado preocupação: Esperar no Senhor. Aqui cabe mais um versículo do livro de Salmos: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e ele tudo fará” Salmo 37, verso 5. Entrega e confia. Descansa, diz o verso 7.
  Queridos amigos, quantas vezes se arma um temporal que parece que o mundo vai se acabar em água. De repente, as nuvens começam a desaparecer, com a mesma velocidade com que se formaram, e daqui há pouco, o sol volta a brilhar no céu e tudo volta ao normal. É isso o que Deus faz com as nuvens de preocupações que às vezes vêm para nos assombrar. Não deixe que sua alma fique enferma por causa de preocupações. Faça como o Salmista, diga à sua alma: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *