tex0126

tex0126

CURSO DE HERESIOLOGIA
MÓDULO I RELEGIÕES MONOTEÍSTAS

Capítulo II: Judaísmo, um povo escolhido, um lugar e propósito.
  2.1 A gênese do judaísmo
O judaísmo é a religião dos judeus. Essa foi a primeira grande fé que acreditou em apenas um Deus. Essa religião teve início com Abraão, cuja história está registrada no livro de Gênesis. A história de Abraão é sobre a promessa (também chamada de concerto, aliança). A promessa de Deus para Abraão envolvia os seguintes aspectos:
 O povo – Deus disse a Abraão que este seria o pai de uma grande nação.
Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: assim será a tua semente (Gn 15.5).
Essa promessa é realmente surpreendente se você levar em conta que Deus a fez a Abraão quando este tinha cerca de setenta anos, e ele e a esposa ainda não tinham filhos.
 Um local – Deus prometeu a Abraão e seus descendentes uma terra natal.
E te darei a ti e à tua semente depois de ti (…) toda a terra de Canaã em perpétua possessão (Gn 17.8).
A terra de Canaã é a região conhecida hoje como Israel e Palestina.
 Um propósito – Há uma razão para essa promessa de Deus. Ela inclui o propósito de usar Abraão e seus descendentes para ensinar tudo sobre o verdadeiro Deus a todos os povos do mundo.
E em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3).
  2.2 Perfil do judaísmo
 Há cerca de 18 milhões de judeus no mundo todo. É difícil obter estatísticas precisas, pois muitas nações não mantêm um registro disso, como também nem todo judeu assim se declara principalmente em países em que são perseguidos.
 A população dos judeus cresceu nos últimos dois séculos. Na época da guerra da independência, A “Revolução Americana”, a população de judeus nos Estados Unidos era de aproximadamente dois mil. Na época da Guerra Civil havia cerca de 300 mil judeus nos Estados Unidos. A população atual é de sete milhões.
 Depois dos Estados Unidos, a maior concentração de judeus é encontrada em Israel (cerca de cinco milhões).
 Uma pesquisa revelou que os judeus são menos religiosos do que os outros americanos. Embora 69% da população americana afirme pertencer a uma igreja, apenas 44% dos judeus americanos dizem pertencer a uma sinagoga. Na semana desta pesquisa, 40% da população geral foi a um culto religioso, mas apenas 21% dos judeus disseram que foram à sinagoga.
 Antes de 1965, apenas 11% dos judeus americanos havia se casado com alguém não judeu. Desde 1985, essa porcentagem cresceu para mais de 50%.
  2.3 Os escritos sagrados do judaísmo
   A Torá
   Pode ser:
   Os cinco livros escritos por Moisés.
   Toda a Bíblia dos judeus (Tanakh, ou Torá Escrita). Contém 613 mitzvot (mandamentos). Alguns positivos (“fazer”) outros negativos (“não fazer”). Todas as leis e ensinamentos dos judeus.
   A Torá escrita ou Tanah
  Cinco primeiros livros = A lei.
  Os outros 34 = “Os profetas” e os “Escritos”.
  A Torá oral
  Mishnah = Transcrições de todos os comentários feitos pelos rabinos Torá até ao ano de 200 d.C.
  Gemara = novo acréscimo à Mishnah.
  Talmude = Mishnah + Gemara.
  2.4 Os Judeus e sua forma de ver a religião
• O judaísmo tradicional não é meramente legalista. Não é uma religião tão cheia de regras e rituais em que a emoção e a espiritualidade estão ausentes.
• Não há acordo universal, em relação à maneira como as regras devem ser seguidas.
• Os judeus ortodoxos: ramificação mais antiga e mais conservadora.
• Os judeus reformistas: mais liberais e permissivos.
• Os judeus conservadores: um pouco de cada um dos dois acima.
• Há outros grupos menores (judaísmo Hasside, Judaísmo Humanista, etc).
• Por causa de sua fé os judeus foram muito perseguidos ao longo da História.
2.5 As crenças do judaísmo
  Sobre Conforme o Judaísmo
  Deus Ele é o poderoso Soberano do universo. Ele é amoroso e justo. Há uma tensão entre a proximidade e a justiça de Deus, mas a humanidade pode se comunicar com Ele.
  Humanidade As pessoas são basicamente boas, pois foram criadas à imagem de Deus. São capazes de fazer escolhas éticas. São responsáveis por suas ações.
  Pecado Embora as pessoas tenham uma boa natureza, elas têm uma inclinação para o mal que pode desviá-las.
Salvação e vida após a morte O conceito de uma vida após a morte não foi bem desenvolvido. A existência eterna é determinada pelo comportamento moral e pelas atitudes. Deus oferece perdão a todos que se arrependem e fazem, por meio de uma ação positiva, expiação por seus pecados. Você é responsável por ter uma vida moral enquanto estiver na terra: qualquer julgamento na vida após a morte é melhor ser deixado com Deus.
  Moral Os padrões de comportamento desejáveis são expressos na literatura do judaísmo. A moralidade está fundamentada no que é bom para a comunidade e na justiça social. O casamento e os filhos são valorizados.
Adoração Esse é o aspecto mais importante da vida. Os rituais e as cerimônias desempenham um papel proeminente no judaísmo. A adoração é centrada na oração.
  Jesus Alguns reconhecem que Ele foi um grande mestre da moralidade. A maioria o considera um impostor, pois não era o verdadeiro Messias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *