Está escrito na Bíblia que do ano mil passará, mas ao ano dois mil não chegará, certo? ERRADO. Outra coisa que vivem dizendo que está na Bíblia, mas não está: “Ajuda-te que eu te ajudarei”.
Isso tudo me faz lembrar uma estória que me contaram, de um irmão novo convertido que estava num culto de Ceia. De acordo com a estória, o pastor franqueou a oportunidade para que os presentes citassem versículos da Bíblia. Aí um citava o Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. O outro citava João 11.35: “Jesus chorou”; então o irmão novo convertido se empolgou, ficou de pé e declamou: “A esperança é a última que morre”. Quando ele se sentou o vizinho de banco reclamou com ele : “irmão isso que você declamou não está na Bíblia”. Respondendo o novo convertido: “Ah, não está? Então manda colocar que isso é verdade mesmo”.
Tem muita gente querendo colocar na Bíblia aquilo que lá não está. E tem muita gente querendo tirar da Bíblia o que está nela escrita.
Há coisas que não estão na Bíblia, mas não contrariam os ensinos Bíblicos. Elas são extrabíblicas. O “Ajuda-te que eu te ajudarei” não contraria os ensinamentos bíblicos, é apenas uma parte a cumprir. Deus sempre faz a parte d’Ele, mas sempre deixa uma parte para que o homem faça. Também é extrabíblico “A esperança é a última que morre”. Mas, como disse o novo convertido, é certo mesmo.
Agora, há coisas que são frontalmente contrárias aos ensinamentos bíblicos. Elas são antibíblicas. E aí, não adianta querer forçar a barra. Se contrariar a Bíblia, meu amigo, na melhor das hipóteses, não tem valor algum. Na melhor das hipóteses? Sim, às vezes muito prejudiciais. Uma vez que a Bíblia é a verdade, tudo o que a contraria é, necessariamente mentira. E mentira é um negócio perigoso, principalmente quando se trata de assuntos espirituais.
“De mil passará, mas a dois mil não chegará”, é bíblico, extrabíblico, ou antibíblico? Referindo-se a sua segunda vinda a este mundo, o Senhor Jesus disse: “Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” Mt 24.26. Jesus pode voltar hoje, agora. Mas pode voltar daqui a cem anos. Precisamos estar preparados para encontrá-lo a qualquer momento. Você está preparado? Mas se Jesus demorar um pouco mais, vamos aproveitar ao máximo o tempo que Ele nos der, para promover seu reino. Quanto à conversão, quanto à santificação, comportemo-nos como se Jesus estivesse voltando agora. Quanto ao trabalho, vamos agir como se Ele fosse voltar daqui a cem anos. Se Ele voltar antes, melhor. “Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”.
Mas, e como saber se uma coisa é bíblica, extrabíblica ou antibíblica? Lendo a Bíblia, ora. Aí, mas é tão difícil ler a Bíblia, é tão difícil entender a Bíblia. É isso o que você pensa? Pois está pensando errado. Eu conheço gente analfabeta que aprendeu a ler, lendo a Bíblia. Este pastor começou a ler a Bíblia diariamente aos quinze anos, idade em que as pessoas são muito inquietas, e nunca mais conseguiu parar de ler a Bíblia. Experimente. Mas não desanime ao primeiro obstáculo. Tudo é uma questão de hábito. Você vai se habituar e vai gostar como aconteceu comigo. Leia a Bíblia. Leia para alimentar sua alma, ela é o verdadeiro pão do céu. Leia-a para receber orientação de Deus para sua vida. Ela é lâmpada, ela é luz. Leia-a para poder vencer as investidas de nossos inimigos espirituais, ela é a Espada do Espírito. Leia a Bíblia!