plv0165

plv0165

Brasília, 17 de maio de 1998.

  O quadro da fome é sempre negro. É triste. É apavorador. Quando a Bíblia o apresenta, sempre o faz associado à maldição, a alguma coisa dissociada da vontade diretiva de Deus.
  A presença indesejável da morte, sempre se faz sentir em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, de maneira mais ou menos intensa em determinadas épocas e regiões. Ela apavorando mais uma vez os nossos nordestinos.
  Qual será a solução para o problema da fome no nordeste? Os saques? A Bíblia diz em Pv 6.30, “Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar a sua alma, tendo fome”. A própria lei brasileira prevê tolerância para esse tipo de ação, em casos extremos. Mas, obviamente, os saques não são a solução para a fome no Nordeste. Primeiro porque, ao que tudo indica os casos ocorridos ali não são, propriamente, os amparados pela lei. Em segundo lugar, os saques não resolverão o problema em longo prazo, nem mesmo em curto prazo.
  E o envio de donativos? Abençoados sejam. Cooperemos com eles, mas também são meros paliativos.
  Então a solução está em ações de Governo, que mexam profundamente na estrutura econômica e social da região? Já faz tempo que deveriam ter sido realizadas, décadas, séculos. Precisam ser executadas urgentemente, mas o problema maior ainda estará por ser solucionado.
  O maior problema do Nordeste brasileiro é a inanição espiritual. Durante séculos o povo que ali reside é mantido na escravidão espiritual por aqueles que exploram e incentivam a idolatria e a superstição. Quer em tempo de estiagem, quer em tempo de abundantes chuvas, aquele povo é mantido no deserto do afastamento de Deus, o manancial de águas vivas. O povo nordestino precisa do pão do céu, precisa do evangelho, precisa da Bíblia.
  Precisamos orar mais pelo crescimento do Evangelho no Nordeste, com base na promessa de II Cr 7.14. Precisamos trabalhar mais objetivamente pelo engrandecimento do Reino de Deus naquela parte tão especial do nosso Brasil. A chave para a solução do verdadeiro problema do Nordeste está com o Povo de Deus. Vamos acioná-la?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *