plv0158

plv0158

Brasília, 5 de março de 1998.

SALVE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

  Há um trocadilho na Bíblia, quando ela diz, referindo-se à MULHER, em gênesis 2.23: “Esta será chamada varoa, porquanto do varão foi formada”. Em hebraico, varão é “ISH” e varoa é “ISHSHAH”. Então, até nas palavras que os nomeiam originalmente, homem e mulher estão fortemente relacionados.
  Em I Co 11.11, 12, Paulo escreveu: “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher sem o varão, no Senhor. Porque como a mulher provém da mulher, mas tudo vem de Deus”.
  No Brasil e em todo o mundo, tem havido, ultimamente, uma atuação feminina cada vez mais generalizada e intensa, em áreas que eram consideradas exclusivas dos homens. Na verdade, será que há realmente alguma área que possa ser considerada exclusiva dos homens?
  Biblicamente falando, homem e mulher foram criados em pé de igualdade: a mulher foi tirada do lado do homem, não da cabeça nem dos pés. A condição de inferioridade imposta às pessoas do sexo feminino, a ponto de serem consideradas como objetos de compra e venda, em muitas culturas, só pode ser resultado da degeneração provocada pelo pecado.
  O Evangelho veio recolocar a mulher em seu lugar original. Em gálatas, capítulo 3, versos 27 e 28, lemos: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de cristo. Nisto não há judeu, nem grego, não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois em Cristo Jesus”.
  A primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado e a apregoar uma das mais importantes verdades do cristianismo, foi uma mulher.
  No Novo Testamento encontramos mulheres ocupando posição de enorme importância na difusão do evangelho, como Lídia, Febe, Priscila e tantas outras. Isso prosseguiu ao longo de toda a História da Igreja Cristã até aos nossos dias. Em nossa igreja local, tivemos uma Rute Silva, que foi expor aos perigos da revolução comunista para pregar o evangelho em Moçambique; uma Neuza de Jesus, que foi morrer na Índia. E temos nossas heroínas que estão atuando corajosamente no campo missionário, ou aqui mesmo, gastando-se no ministério da oração, do ensino, do louvor, da filantropia e em todas as outras áreas de vital importância para a marcha da igreja. Sem contar que são verdadeiros pilares e adornos em nossos lares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *