plv0133

plv0133

Brasília, 12 de dezembro de 1993.

  Ray S. Pringle, na obra “PER-VERSIONS OF THE BIBLE” (world of profecy fellowship, jacksonville, Flórida) apresenta um interessante estudo comparativo DCE 44 versões da Bíblia em inglês, em relação à King James, e chega a registrar até 158 alterações significativas no conteúdo da Bíblia. Há coisas seríssimas, como trocas “eis que a virgem conceberá” por “eis que uma jovem conceberá”.
  O folheto “new eye opener” (the eye opener publishers, Oregon, EUA) fez um trabalho semelhante ao de Ray S. Pringle, com 24 versões da bíblia, e chegou a verificar 197 alterações significativas.
  Nós, os evangélicos, cremos na inspiração das Escrituras, definimos, “é o poder inexplicável que o Espírito divino exerceu sobre os autores da bíblia, guiando-os até mesmo no emprego correto das palavras e em preservá-los de todo erro, bem como de qualquer emissão” (Dr. Gaussen). Esse conceito é fundamentalíssimo para quem quer orientar sua vida pela Bíblia.
  Como é que o Espírito Santo iria ser tão cuidadoso na hora de inspirar os escritores da Bíblia e iria depois ser descuidado na hora das traduções? Se traduções da Bíblia, num mesmo idioma, são muito diferentes entre si, alguma coisa terá que estar errada. E quem disse que a corrigida (e a King James em inglês) é a correta? Os frutos de seu uso. Com todas as dificuldades que atribuem a ela, muita gente aprendeu a ler nela e produziu numerosos e excelentes frutos espirituais.
  Sabem, nunca haverá uma versão na bíblia que não contenha coisas controvertidas, que seja completamente inteligível e aceitável por todo o tipo de pessoa. Ele tomou a forma humana, viveu no meio dos homens, utilizava uma linguagem muito simples, mas muito simples não O quiseram compreender (João 3.43). Dependendo do tipo das pessoas, Ele até fala por enigmas para testar a sinceridade delas (Lucas 3.10).
  Não é a erudição que nos fará compreender a Palavra de Deus. É a sinceridade com que nos aproximamos d’Ele.
“Por esse tempo, disse Jesus: Graças te dou, O Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11.25).

Do livro Anotações Bíblicas, Vol 2/ Pr. Sóstenes Apolos da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *