plv0119

plv0119

Brasília, 25 de maio de 1993.

  Mencionado em várias passagens bíblicas e exercitado pelos homens de Deus da mais alta expressão, a começar pelo próprio Senhor Jesus Cristo, o jejum tem sido fonte de fortalecimento espiritual e de solução de problemas difíceis, ao longo de toda história do povo de Deus na terra.
  A duração de um jejum depende de seus objetivos. Sim, qualquer jejum de ordem espiritual deve ter objetivos definidos. Isso ocorre do fato de que jejum sem oração não tem sentido. Quanto mais importantes forem as razões que motivam o jejum, mais tempo ele deve durar. É desnecessário dizer que qualquer que sejam os objetivos específicos de um jejum, eles devem estar relacionados com a glorificação do Senhor.
  Em segundo lugar, a duração de um jejum depende de nossa condição física e prática de jejuar. Qualquer jejum que prejudique seriamente nossa saúde enquadra-se na advertência bíblica relativa ao nosso corpo: “SE ALGUÉM DESTRUIR O TEMPLO DE DEUS, DEUS O DESTRUIRÁ” I Co 3.17. Deve-se começar a pratica do jejum, com períodos pequenos e ir aumentando sua duração paulatinamente. De acordo com as condições climáticas e a duração do jejum, deve-se ingerir água. Isso não anulará o valor do jejum. Se algum crente morrer por falta de água, seu jejum deixa de ser um sacrifício espiritual para ser um suicídio.
  O valor do jejum está na submissão da carne ao controle do espírito e não no pagamento de bênçãos com sacrifício físico. Uma alimentação excessiva antes ou após o jejum para “compensar as perdas” viola este princípio, bem como a propagação aos quatro ventos de que se está jejuando.
  Mais do que nunca o povo de Deus deve usar esta arma espiritual chamada JEJUM. Os novos convertidos e os crentes antigos, que há muito não sabem o que é jejuar, devem adquirir ou readquirir esta prática salutar (o jeju, feito corretamente, faz bem ao corpo e a mente), contudo, jejuemos de conformidade com que nos ensina a Bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *