Brasília, 25 de outubro de 1992.
Costuma-se dizer que a arte é um fenômeno da sociedade, muitos sociólogos e antropólogos veem a arte como expressão daquilo que está ocorrendo na vida do povo. Seus ideais, suas aspirações, etc, não estereotipadas nas relações artísticas.
No plano espiritual o evangelismo é a arte da Igreja, que tem como funções básicas aqui na terra pregar o Evangelho e ensinar a palavra do Senhor. Através da arte de evangelizar, a igreja demonstra poder que recebe, a graça que tem, a Palavra que impulsiona, que a faz dinâmica e sua obediência aos mandamentos do Senhor.
O poder que a Igreja recebeu nos tempos apostólicos, logo ficou evidenciado pelas obras evangelísticas. Antiquai foi pintada de evangelho por Barnabé: a pregação de Pedro esculpiu um novo coração em Cornélio e nos seus familiares: os milagres realizados através de Paulo compuseram um novo cântico nas almas dos gentios. Através da pregação de Paulo o Espírito Santo escreveu cartas belíssimas nos corações dos coríntios. Paulo disse em 2 Co 3.3: “Vós sois a carta de Cristo”.
Jesus ordenou “fazei discípulos de todas as gentes”, “ser-me-eis testemunhas”, “pregai o evangelho a toda criatura” etc, etc, em outras palavras: usem a arte de evangelizar.
A arte muitas vezes ultrapassa os nossos limites físicos. O famoso “Aleijadinho” fazia esculturas, famosas até hoje, com suas mãos deficientes. Michelangelo, mesmo quase cego, pintou o teto da capela Cistina. Beethoven, praticamente surdo, compôs músicas que se eternizaram.
O evangelismo também é assim. Pedro, com pouca cultura, ao pregar, espantava os sacerdotes que perguntavam: “de onde lhe veio tanta sabedoria”? Deus operou grandes milagres através de Paulo, entretanto ele mesmo se considerava “o menor dos apóstolos”, “principal pecador” e “rude na palavra”. A todos os teólogos, apesar de alguns de sua época o terem desprezado por ser muito jovem, a ponto de Paulo recomendar: “ninguém despreze a tua mocidade”.
Você ao nascer de novo como filho de Deus, recebeu do Senhor um talento artístico espiritual. Por que não colocá-lo em prática? Nesta semana que começa estará sendo realizada a grande cruzada Beruhard Johnsons, participe, evangelize, coloque em ação seus talentos artísticos espirituais, não se preocupe com suas limitações, Deus é maior que elas. Amém!