tex0076

tex0076

A IMPORTÂNCIA DO CÂNTICO

  Quem canta seus males espanta. Bem, às vezes não é bem assim. Tem muitas coisas que cantam por aí que fazem é atrair males. Mas isso já é outra estória. A verdade é que há muita coisa boa para se cantar e que, de fato, até espanta males. Cantar canções sadias faz bem. Muitas vezes é um santo remédio.
  Há muitas pessoas que não cantam porque têm o hábito de cantar. Passaram a vida toda cantando mal os “parabéns pra você” e o hino nacional, quando obrigadas a fazê-lo. Nunca foram ensinadas a cantar por prazer. Que pena! Mas nem tudo está perdido, ainda é tempo de adquirir esse hábito salutar. Não há limite de idade para se desenvolver o hábito de cantar.
  Há pessoas que não cantam porque tem vergonha de cantar. Às vezes são desafinadas. Às vezes não gostam da voz que têm. Às vezes se acham ridículas cantando. Em geral, essas situações também são fruto da falta de hábito. Eu tenho um amigo que, quando se converteu ao Evangelho, era muito desafinado. Tão desafinado que quis cantar no coral da igreja e foi barrado. Mas ele achava tão bonito as pessoas cantando e tinha tanta vontade de cantar, que, de tanto insistir, de tanto se esforçar e cantar, mesmo desafinado, acabou se tornando um cantor evangélico, com discos gravados e tudo. E, aqui pra nós, você não precisa cantar para plateia nenhuma. Cante para o seu próprio bem. Cante para Deus lhe ouvir. Você já viu aquele pai “coruja”, que o filho canta bem, “bravos…bravos”? Pois é, Deus é como um pai coruja. Quando a gente canta com sinceridade no coração, Ele sempre acha lindo. Manda até os anjos aplaudirem. E tem outra coisa: muitas vezes cantamos para nós mesmos. Há muitas canções que contém mensagens das quais a gente necessita, desesperadamente ouvir, em certas fases da vida. Aí não importa se sai desafinado, se os outros podem achar bonito ou não. Queremos é cantar.
  Há pessoas que não cantam, porque não conhecem nenhuma ou quase nenhuma canção. Em parte as rádios, as gravadoras e os revendedores de disco têm culpa nisso. Divulgam muitas músicas que não valem nada. Muitas músicas em língua estrangeira que as pessoas cantam sem ao menos saberem o que estão cantando. Há umas músicas que parecem ter sido feitas justamente para que as pessoas não cantem nada. São “não músicas”.
Minha gente, vamos cantar. E vamos cantar coisa boa. Graças a Deus que há muita coisa boa para se cantar. Dentre os benefícios que o cristianismo trouxe à humanidade, está o maior acervo musical entre todas as religiões e culturas que já existiram.
  Os hinários das igrejas evangélicas contem canções para adoração, ações de graças, evangelização, ensino, consolo, para despertar, enfim, para todo o tipo de necessidade. Isto porque a Bíblia, o livro dos cristãos nos incentiva a cantar. O Salmo 100.1 diz: “Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da terra”.
  Vamos orar e pedir ao Senhor que nos dê mais prazer e mais sabedoria no cantar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *