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2 AS DOUTRINAS BÁSICAS: OS SERES CRIADOS ANGEOLOGIA E ANTROPOLOGIA BÍBLICA

I. Hamartiologia
  • O que é pecado?
   o No velho testamento encontramos pelo menos oito palavras básicas que conceituam o pecado. No novo testamento são pelo menos doze palavras (que têm suas correspondentes no velho testamento, ou não).
   o Então, o que NÃO é pecado, segundo a Bíblia.
   o Uma definição de pecado.
  • A origem do pecado
   o A primeira manifestação foi na esfera angelical.
   o O pecado entrou na vida da humanidade através de Adão e Eva.
  • A culpa do pecado
   o A culpa é o sentimento pessoal na consciência, de transgressão de uma lei mediante o ato do pecado.
   o Culpa significa o merecimento da punição, por ter o culpado que satisfazer a justiça divina pelo seu pecado praticado.
  • Hereditariedade do pecado
   o Um ato individual afetou a todos.
   o Todo ser humano já nasce com a natureza corrompida; faz parte do seu ser e é subjacente à sua própria consciência.
  • O castigo do pecado
   o O pecado desfigurou a imagem divina do homem.
   o O pecado deu origem a um estado pecaminoso que afetou toda a raça humana; há uma disposição estranhada no interior de cada criatura humana para praticar o pecado, e Paulo ensina e atribui a universalidade do pecado “ao cabeça” da raça humana.
   o O pecado acarretou punições naturais e físicas na vida do homem; as leis naturais da vida são violadas (doenças, dores e sofrimento ao homem, incluindo as emocionais), resultado da “maldição do pecado” no nosso planeta.
   o O pecado gerou um contínuo conflito moral e espiritual entre corpo e alma de cada criatura humana; esse conflito envolve a totalidade da pessoa, porque a “carne” induz ao domínio do pecado.
    o O pecado despertou a consciência do homem de que ele havia desobedecido a Deus e estava, então, sem a presença do Criador.
   o O pecado trouxe ao homem a punição da morte física, que é a separação das partes física e espiritual.
   o A punição final do pecado é a morte eterna, ou seja, o juízo final contra o pecado.
II. A Soteriologia
  • O que NÃO é salvação
   o Ter uma religião com o nome de cristã.
   o Frequentar ou tornar-se membro de uma igreja local.
   o Ter e ler a Bíblia.
   o Professar credo religioso (abraçar dogmas).
   o Praticar boas obras, possuir um irrepreensível código de conduta, bom testemunho e porte.
   o Passar pelas águas do batismo (infante ou adulto); o batismo destina-se a quem já é salvo.
   o Participar da Ceia do Senhor (ou eucaristia).
   o O conjunto de todos os itens anteriores.
  • O que É salvação
   o É uma milagrosa transformação espiritual, operada na alma e na vida (caráter) de toda pessoa que, pela fé, recebe Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal.
   o Não se trata apenas de livramentos da condenação do inferno; a salvação abarca todos os atos e processos redentores, bem como transformadores da parte de Deus para com o ser humano e o mundo, através de Jesus Cristo, nesta vida e na outra.
  • Como alguém pode receber a salvação
   o Reconhecer-se pecador, mediante o Evangelho.
   o Confiar em Jesus como seu Salvador.
   o Confessar que o Senhor Jesus é o seu salvador.
  • A salvação no sentido factual
   o Refere-se a Deus, o doador da salvação, sentido objetivo.
   o Tem três aspectos (simultâneos).
  • A salvação no sentido experimental
   o Diz respeito à experiência humana, subjetiva.
   o Tem três tempos (não aspectos).
   o As evidências da salvação experimental são os testemunhos.

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