Brasília, 26 de janeiro de 1992.
PROGRESSO ESPIRITUAL
A pessoa que aceitou Jesus como seu salvador, que teve realmente, uma experiência pessoal com Cristo, passando a ter uma vida comprometida com a Palavra de Deus, experiência essa evidenciada da mudança da maneira de viver, espiritualmente nasceu de novo. Está escrito na Bíblia.
Como ocorre no plano natural, uma vez nascido de novo, o crescimento ou progresso espiritual é uma necessidade. Se você irmão ou irmã não tem sentido e observado nenhum crescimento em sua vida espiritual, lute para mudar esse quadro. Lute pelo seu progresso espiritual. Aqui vão algumas dicas: dedique mais tempo à leitura da Palavra e à oração; matricule-se na escola dominical; não falte aos cultos; cada culto poderá resultar numa nova experiência para você.
O ser humano não nasceu com 1,70m: ele poderá chegar a essa estatura com o tempo; assim também é você, assim somos nós espiritualmente. O nosso progresso espiritual é gradativo:
1. De fé em fé: o apóstolo Paulo escreveu na epístola aos Romanos 1.17, referindo-se ao evangelho de Cristo diz: “…nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé”. No exercício diário de nossa fé, novos aspectos da justiça de Deus nos são revelados. No início de nossa experiência cristã somos justificados pela fé (Rm 5.1). Deus é o justo e justificador dos que confiam nEle (Rm 3.26). Confiança em Deus é fé em Deus, e a fé tem a capacidade de crescer, é dinâmica. Podemos, pois ir crescendo de fé em fé.
2. De força em força: a força física depende, basicamente de alimento adequado, exercícios físicos e ar puro para os pulmões. Para obtermos força espiritual necessitamos do pão da vida, de exercitar no serviço do evangelho e do ar puro de uma vida de oração. Assim poderemos nos apresentar perante o Senhor de força em força como disse o salmista (Sl 84.7).
3. De glória em glória: essa experiência começa aqui na terra. “Todos nós com cara descoberta refletimos como um espelho a glória do Senhor somos transformados de glória em glória na mesma imagem” (II Co 3.18), quer dizer vamos sendo transformados. Trata-se do progresso espiritual e não no crescimento exterior. É bom crescer na vida material, porém, melhor é progredir espiritualmente. Amém!